domingo, 30 de maio de 2010

Gentleman and gentleman, com vocês, o colarinho.






No post anterior, eu banquei o biólogo de moda e mostrei a “anatomia” de uma camisa pra ti. Nesse eu vou falar sobre uma das maiores falhas que eu vejo no uso delas, o colarinho.

Ele é o responsável por ajudar a suavizar ou demarcar a silhueta do pescoço e deve ser escolhido de acordo com o formato do rosto.

Vamos aos modelos:

Americano (Button down): Os botões são aparentes e as camisas mais informais. A grande maioria dos especialistas diz que não é adequado usa-lo com gravata, mas tem outros que aprovam. Eu acho feio, feio, feio.

Com botão escondido: Os botões ficam escondidos em duas presilhas, é tão informal quanto o americano.

Francês – Sem botão e com pontas um pouco mais compridas, é o mais usado pelos “engravatados”. Funciona melhor em ternos de day use. Eu acho mais bonito com o nó  simples. (Vou fazer post com vídeo sobre os tão ‘temidos’ nós de gravata)

Inglês – Eu acho o mais moderno de todos, é bicudo, e quanto mais curto o pescoço, mais comprido deve ser o colarinho. Fica muito bem em ternos sem gravata e com nó duplo.

Italiano – É o mais Elegante, curto com as pontas abertas. Foi criado pelo Duque de Windsor, para que se adequasse melhor ao nó inglês, mais encorpado. Se tu tens o rosto “gordinho” deves ficar longe desse modelo.




          É importante que tu percebas se o colarinho está muito apertado ou frouxo demais. A medida ideal é que se consiga colocar um indicador entre o pescoço e o tecido. Se estiveres de gravata, o nó tem que ficar bem ajustado ao colarinho e as pontas devem sempre tocar a camisa;

Em ternos escuros, eu prefiro o colarinho italiano ou o inglês. Mas é uma questão de gosto (e do teu rosto ou pescoço permitirem).

Pra explicar de forma simples, rosto fino fica bem em colarinho mais aberto e os outros tipo de face nos mais pontudos.

Entendido, Fellas?!

See ya!

Thiago

5 comentários:

Juan Alves disse...

Ficou ótimo o post, bem explicado! Thiago, por quanto eu lhe contrato como personal stylist, me diga? hahah Zoando =D

Meninos Pra Casar disse...

Risos!

Bom isso é uma questão de acerto... Quando eu chegar em Hellcife a gente conversa sobre isso!

Marcelo A. disse...

Cara, caí aqui por acaso. Sinto falta de um espaço que trate desses assuntos pra macharada. Gostei muito.

No meu blog eu tô falando sobre barba... vem cá: vocês já falaram sobre o tema? Se não, seria benvindo, né? Fica a dica.

Abração!

Marcelo

www.marcelo-antunes.blogspot.com

Juan Alves disse...

Quero post novo Sr. Thiago!

Luty disse...

genss! Vou passar esse post pro meu bofe! Ele travalha todo phyno e vai gostar de saber melhor sobre esses pequenos detalhes. Vcs não tem uma ferramenta de compartilhamento por post?
beijos