domingo, 11 de abril de 2010

Cozinha não tem segredo!


Sempre ouço muitos amigos e amigas falando que não sabem cozinhar ou que não tem paciência para isso. Mas a verdade é que dominar essa “arte” é bem fácil, vocês não imaginam como. Pelo menos eu acho.

Acredito que o gosto pela cozinha veio do meu pai. Ele mandava super bem e sempre estava inventando algo delicioso para o nosso lanche. Lembro de um biscoitinho de chocolate que ele fazia que, só de lembrar hummm...vem um gostinho de saudosismo da infância feliz que eu tive. Em outro momento vou postar essa receita pra vocês.

Mas voltando ao assunto principal, cozinhar algo, ao meu ver, é um ato de amor antes de tudo. Cansei de reunir meus bons e verdadeiros amigos para virem aqui em casa para jogar papo fora ou ver filme. Nessas ocasiões, sempre aproveito para colocar em prática aquela receita que vi em algum lugar. Às vezes bolo algumas coisas relembrando de algo que comi em um restaurante. Puro experimento que, por incrível que pareça, dá certo. Mas sempre o tempero principal de tudo é amor.

De uma família de comilões de primeira, sempre me pedem para criar algo doce para a sobremesa (uma das minhas especialidades até porque sou formiga, sim!). E é por isso mesmo que a foto que ilustra esse post inaugural é de uma tortinha que fiz para Dia de Reis e levei para o meu trabalho. O resultado: em menos de 5 minutos só restou o prato. Deu água na boca? Te proponho o seguinte, tentar fazer ai em casa a receita que segue abaixo e vê como é fácil. Depois manda um comentário dizendo como foi essa experiência.
Torta de Chocolate

Massa:
300g de farinha de trigo
150 g margarina ou manteiga
Pitada de sal

Misture tudo e amasse bem até fica homogêneo. Forre uma assadeira de fundo falso, deixando uma lateral de 3 dedos de altura. Fure a massa com um garfo e coloque para assar por 20 minutos ou até dourar. Reserve.

Recheio:
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
½ litro de leite
200 g. de chocolate em pó
1 gema

Em uma panela, coloque o leite condensado, o leite, a gema e o chocolate em pó. Misture bem e leve ao fogo. Cozinhe até ficar um creme grosso. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite sem soro (coloque na geladeira por alguns minutos – isso facilita que o creme se agrupe e separe do soro). Mexa bem e deixe esfriar.

Montagem:
Coloque o creme sobre a massa assada e leve para a geladeira por 3 horas. Desenforme e decore a seu gosto. Na da foto usei moedas de chocolate.

Obs: Quem não tem forma de fundo falso pode fazer em uma assadeira redonda normal. Só deve se redobrar o cuidado para não quebrar a massa.

Bom apetite!
Michel

2 comentários:

@helderdosanjos disse...

"Acooooooooorda menina!!! Cócóricóoo"
Pows cara gostei. Na verdade curto tudo quanto é coisa que leve chocolate. Colocaram o melhor do cacau eu já gosto!
Parabéns pelo blog! Tá d+... Vou experimentar em casa e te chamo.
Flws!!!

Unknown disse...

já anotei no meu caderninho de receitas.. amo chocolate e essa parece que vai ficar deliciosa!! @tayanamartins