quarta-feira, 21 de abril de 2010

Praticidade no Feriado


Não sei se com vocês acontece o mesmo, mas toda vez que eu acordo, sempre sinto fome de leão. E domingo passado não foi diferente. Domingão, sem nada para fazer a tarde, sempre bate aquele sono e lá fui eu visitar minha cama. Quando acordei, faminto, pra variar, resolvi investigar o que tinha na geladeira. Pra minha surpresa: nada! Foi então que lembrei de uma receita que já está pregada na porta da geladeira, como muitas outras (minha geladeira é um grande livro de receitas) e resolvi colocá-la em prática: Bolo de caneca.

Essa maravilha aprendi visitando um site de uma loja chique (Pasmem!) e achei incrível, além de super prática para resolver essas situações de fome emergencial, ou para receber e surpreender um amigo ou uma pessoa especial com algo que, ao meu ver, é bem diferente - apesar de se tratar de bolo -, e até fino, se você quiser acompanhar com sorvete e salvar aquela sobremesa que você esqueceu de fazer.

O fato é que não poderia deixar de compartilhar isso com vocês, leitores do nosso blog. Então, como costuma-se dizer no twitter: #ficadica pra esse feriado bendito no meio da semana (que faz ela passar voando), pra aquele dia mais frio ou pras horas em que o estômago reclamar por algo, mas que você não está com tempo nem paciência para ir cozinhar. Bjos e cata ai a receita:


Bolo de Caneca


Uma caneca de 300 ml;
1 ovo pequeno;
4 colheres (sopa) rasas de leite;
4 colheres (sopa) rasas de açúcar;
4 colheres (sopa) rasas de trigo;
2 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó;
3 colheres (sopa) rasas de óleo de cozinha.





Preparo:
Com um garfo, bata por um minuto o ovo na caneca até que ele fique com uma cor clara e espumante. Acrescente, aos poucos, o açúcar, o leite, o óleo e o chocolate e continue batendo vigorosamente. Por último, coloque o trigo (uma colherada de cada vez para evitar que crie bolinhas).
Bata bem até ficar uma massa lisinha e homogênea...

...leve ao microondas por 3 minutos, na potência alta...

 ...quando retirar, não se espante, o bolo vai sair um pouquinho estranho, como na foto.

Para quem quer dar um toque a mais, pode aproveitar que o bolo está quente e colocar raspas de chocolate, que estas vão derreter facilmente e vai criar uma cobertura fantástica. Senão não, pode devorar puro mesmo.


Bom apetite!
Michel

2 comentários:

Andrezão disse...

Amei a receita! Prática, direta e muito simples.
Parabéns pelas fotos do passo-a-passo, pois mostram quanto é fácil executar a receita.
Parabéns Michel, realmente você faz justiça ao nome do Blog. rssss

Nanne disse...

adoreeei a receita! e deu certo até comigo que sou péssima na cozinha!:)
parabénnns ;*